Com o alastramento da doença, este deixa de ser um problema de Wuhan para passar a ser, pelo menos, um problema da China como um todo. Não obstante o impacto no tipo de negócios anteriormente referido ser um dos mais relevantes, uma diminuição nos níveis de confiança da população tem um efeito corrosivo noutra dimensão da sociedade contemporânea - a mobilidade.
De facto, é difícil negar que este é um dos setores mais afetados pela epidemia, com a American Airlines, a maior transportadora aérea da maior economia do mundo, os Estados Unidos da América (EUA), a ser apenas uma das muitas a cancelar todos os voos durante um período significativo para a China Continental (
vide American Airlines extends flight suspensions to China amid ongoing coronavirus outbreak). As consequências na indústria da aviação são especialmente importantes para ilustrar o impacto da epidemia na economia global, em função da quebra notória das receitas nas empresas deste ramo resultante do menor número de voos em que a mesma se traduz, um pouco por todo o mundo. A quarta maior companhia área estadunidense, a United Airlines, por exemplo, estima-se estar a perder mais de um milhão de euros por dia com o cancelamento de todos os 24 voos diários para a China (
vide United Airlines extends flight cancellations between U.S. and China amid coronavirus).
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Pelo menos 73 companhias aéreas cancelaram voos para a China Continental |
Apesar de, no parágrafo anterior, se ter destacado a indústria da aviação, é importante ter em conta que não se ficam por aqui os efeitos na mobilidade do coronavírus, o que, aliás, fica bem patente nos cenários de cidade-fantasma que se tornaram a normalidade no país desde que a epidemia se instalou - não se veem carros em estradas com quatro vias em ambos os sentidos e os transportes públicos estão encerrados. Ninguém quer sair à rua, prevalecendo o medo entre as populações de um vírus cujo poder, como referido de início, ainda está por determinar.
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Wuhan, que tem cerca de 10 milhões de habitantes, virou uma cidade-fantasma |
Menos mobilidade significa... menos combustível. Em média, um Boeing 747 gasta cerca de 4 litros por segundo. Se pensarmos nas centenas de voos que estão a ser cancelados, todos os dias, podemos ter alguma noção do impacto da epidemia nos preços do petróleo. Assim, a procura corrói-se e os preços mergulham. Num intervalo de 20 dias, entre 21 de janeiro e 10 de fevereiro, o preço do barril de crude WTI caiu cerca de 17,69%, de $58.34 para $49.57, queda livre que foi algo refreada nos últimos 3 dias (dados da
Bloomberg). No momento em que escrevo esta frase, o preço fixa-se em $50.81 por barril, o que está (não só, mas também) associado ao acalmar das hostes quase chegados a meio do segundo mês do ano.
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Evolução do preço do barril de crude WTI entre 13/01/2020 e 13/02/2020
Fonte: Bloomberg |
Por último, mas não menos importante, surge o impacto da epidemia nos mercados financeiros um pouco por todo o globo, não só refletido nos principais índices bolsistas mundiais, mas também no VIX, o apelidado "índice do medo", que reflete o receio de quem investe no mercado norte-americano. Assim, as variações deste índice são contrárias às de um índice normal, sendo uma subida percecionada como um momento de desconfiança. Olhando para o gráfico abaixo (dados da
Bloomberg), observa-se que a crença na chegada do período de controlo da epidemia se acentua, com uma grande descida no valor do índice desde o início de fevereiro, após um escalar em janeiro.
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Evolução do índice VIX entre 17/01/2020 e 14/02/2020
Fonte: Bloomberg |
Simultaneamente, índices como o S&P 500 e o Stoxx 600 (referências para os EUA e para a Europa, respetivamente) foram afetados, curiosamente menos que o SSEC (Shangai), que esteve encerrado durante 10 dias, o que explica tudo. No entanto, os mercados começam agora a recuperar, muito graças à
injeção de 156 mil milhões de euros por parte do Banco Popular da China (PBC) (banco central) na economia chinesa para conter potenciais quedas mais bruscas dos mercados. À data em que escrevo este parágrafo (17 de fevereiro), os mercados estão a reagir positivamente em todo o mundo à sugestão por parte de Xi Jinping (Presidente da China) de que estímulos poderão ser introduzidos em breve. As bolsas europeias, por exemplo, estão todas no
verde após o sinal dado pelo executivo chinês.
Recapitulando as diversas temáticas abordadas ao longo deste artigo, podemos concluir que o medo, enquanto
expetativa com um impacto enorme na economia, tem produzido impactos ao nível do consumo, principalmente, na China, na mobilidade, a nível global, com uma menor procura do petróleo a atirar os preços do crude para mínimos, e nos mercados financeiros, com os investidores a refrearem a sua ação dada a desconfiança em relação ao ambiente empresarial.
Para procurar combater estes efeitos adversos, a China optou, como se referiu, por injetar dinheiro no sistema, o que, a curto prazo, produziu efeitos positivos nos mercados e, de forma artificial, evitou uma maior correção na bolsa de Shangai. Por outro lado, uma diminuição das taxas de juro pode estar para breve, em busca de se proteger o consumo privado. Veremos até que ponto o intervencionismo pode funcionar a longo prazo nesta situação.
O coronavírus já é uma das epidemias com maior impacto na economia desde que há registo. Nos próximos tempos, poderemos entender se o pior já passou ou ainda está para vir.
Muito curioso para os dados económicos do primeiro trimesre!
ResponderEliminarQuem sabe, se calhar passam de crescimento de 6% para -6%. :(
A JP Morgan estima um crescimento de 1% no primeiro trimestre e de 5,4% no total do ano.
Eliminarhttps://valor.globo.com/financas/noticia/2020/02/07/jp-morgan-reduz-previsao-de-crescimento-da-china-para-1percent-no-1o-trimestre.ghtml