sábado, 3 de novembro de 2018

A sociedade precisa de todos

Cada vez mais, denoto uma presunção de superioridade ridícula por parte dos alunos da área das Ciências em relação aos alunos das áreas das Humanidades ou da Economia por, alegadamente, Físico e Química ou Biologia e Geologia serem disciplinas mais difíceis que História, Ciência Política ou Economia.

Aos cientistas e engenheiros de amanhã, digo-vos, pois bem, que as vossas descobertas só assim poderão ser classificadas, porque houve historiadores que foram registando os grandes passos da Humanidade, só serão divulgadas ao grande público com o auxílio dos jornalistas e só as poderão tornar propriedade vossa recorrendo a advogados e a notários. Do mesmo modo, só obterão os fundos de que necessitam com a astúcia dos gestores que certamente vos lideram e só terão uma reforma, numa altura em que já serão muito mais sábios do que são hoje, porque houve mentes brilhantes do mundo da economia que pensaram num sistema de proteção social.

Ninguém é mais que os outros por se dedicar a uma área diferente. A pluralidade faz parte da espécie humana e é uma das nossas maiores riquezas. A sociedade precisa de todos, não apenas de cientistas ou engenheiros.

O Efeito Dunning-Kruger

«O ignorante afirma, o sábio duvida», já dizia Aristóteles, séculos antes de a psicologia nomear um efeito para explicar o porquê de tantos...